O Vaginismo é a contração convulsiva dos músculos vaginais, que faz com que qualquer tipo de penetração, seja do parceiro durante o ato sexual, de algum equipamento médico para realização de exames ou pelo uso de absorventes internos, dolorosa e muitas vezes impossível.
De acordo com a ginecologista, Dra. Laura Zanella Caús, que também faz parte do corpo clinico do Hospital de Clínicas de Passo Fundo e atende nas cidades de Sananduva e Paim Filho (RS), a causa do vaginismo, na maioria das vezes, é psicológica. “Traumas e abusos podem estar relacionados ao vaginismo. As mulheres com esse distúrbio apresentam dificuldade de ter relação sexual, podem apresentar dores e desconforto na região vaginal durante o ato sexual“, explica.
Suas causas são variadas, como abortos, partos normais, infecções urinárias e fúngicas, ou psicológicas, como traumas de infância, medo e ansiedade.
A doença tem cura e o tratamento consiste em terapia psicológica, terapias sexuais ou exercícios de contração, além do relaxamento dos músculos do assoalho pélvico.
Conforme o Ministério da Saúde, estima-se que o vaginismo atinge cerca de 2 em cada 1000 mulheres. Porém, o número pode ser mais alto, pois a obtenção de dados estatísticos sobre essa condição é difícil devido à fatores como a vergonha e constrangimento de muitas mulheres.
Passo Fundo
Consultório Ginecológico Rua Uruguai 1141, 5° andar - Centro Passo Fundo
Atendimento terças e quintas das 08:30 às 12h e 13:30 às 18h.
Agendamento 54 9 9958-0605
Paim Filho
Hospital Santa Terezinha
Atendimentos segundas-feiras 1x por mês das 9h às 18h.
Agendamento 54 98400-4940 ou 54 3531-1252
Laura Zanella Caús, Ginecologia e Obstetrícia. Todos os direitos reservados. Proibida a cópia total ou parcial do conteúdo deste site. Desenvolvido por Criativittá Web Studio. Politica de Privacidade.