O mês de julho nos lembra sobre a importância da conscientização do diagnóstico precoce dos cânceres ginecológicos a partir dos exames preventivos. Informações da Organização Mundial da Saúde (OMS) demonstram que o câncer de colo do útero mata mais de 250 mil mulheres no mundo por ano.
O câncer ginecológico também pode afetar o endométrio, ovário, vulva ou vagina.
A prevenção é fundamental!
Quanto mais cedo o diagnóstico, maior a chance de cura ou controle da doença.
Os exames essenciais são para o rastreamento desses cânceres são: Papanicolau e Mamografia:
O Papanicolau é feito para rastrear o câncer de colo uterino. No procedimento são utilizadas espátula e escova para que o ginecologista possa obter uma amostra de células da região ectocervical (fora do colo) e endocervical (dentro do colo uterino).
Essa amostra é analisada em laboratório, que identifica que se as células são saudáveis ou representativas de alguma lesão ou precursora de malignidade.
Usada para diagnosticar o câncer de mama, a mamografia é um exame não invasivo que captura imagens do seio feminino com o mamógrafo. O Ministério da Saúde recomenda que a mamografia de rotina em mulheres sem sintomas ou sinais de doença em suas mamas seja feito a partir dos 50 anos.
Laura Zanella Caús
Ginecologista e Obstetra – Atendimentos em Passo Fundo, Sananduva e Paim Filho (RS).
Passo Fundo
Consultório Ginecológico Rua Uruguai 1141, 5° andar - Centro Passo Fundo
Atendimento terças e quintas das 08:30 às 12h e 13:30 às 18h.
Agendamento 54 9 9958-0605
Paim Filho
Hospital Santa Terezinha
Atendimentos segundas-feiras 1x por mês das 9h às 18h.
Agendamento 54 98400-4940 ou 54 3531-1252
Laura Zanella Caús, Ginecologia e Obstetrícia. Todos os direitos reservados. Proibida a cópia total ou parcial do conteúdo deste site. Desenvolvido por Criativittá Web Studio. Politica de Privacidade.